segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O mundo é maior que o teu quarto

Tão cheios de nós mesmos, chegamos a um ponto na vida em que pensamos já saber tudo o que ela tem a nos ensinar. Pensamos, tolamente, que temos nossas ideias esclarecidas, caminhos definidos, que seremos aquilo que planejamos. O que pode mudar isso? Dê uma caminhada pelo mundo. Não o seu mundo! Viaje para um lugar desconhecido.
Seja uma viagem na região, seja uma viagem para o outro lado do mundo: a troca de informações com pessoas diferentes é sempre algo surpreendente. Ouvir pessoas que têm perspectivas e pontos de vista diferentes do seu é importante para perceber que o mundo não se trata apenas daquilo que você conhece. A viagem pode ser de estudos ou apenas para lazer, mas quanto mais culturas e conhecimentos diferentes absorvemos, mais nossa visão se expande.
Eu sempre gostei de viajar na estrada - de carro, de ônibus, em excursões -, e sempre aprendi muito nos caminhos em que percorri até meus destinos. Aprendi a dividir meu espaço com outras pessoas e respeitar o espaço das mesmas, aprendi a economizar, aprendi a me aproximar de pessoas que não conheço durante excursões e, acima de tudo, fortaleci grandes laços durante essas viagens.
Não deixando nossa essência de lado, sempre carregamos algo de cada lugar que visitamos. As experiências, as culturas diferentes, a ideias que divergem das nossas: tudo nos ajuda a crescer, ampliar horizontes e perceber que o que enxergamos é apenas uma parte de um mundo cheio de cores, climas, danças, músicas e pessoas diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário